Histórias Sinistras Black Stories Mistério Enigmas Galápagos
Black Stories
Black stories são enigmas complicados, mórbidos e macabros. Nesta edição, os protagonistas são seres místicos e fantásticos: anões e gnomos são levados a batalhas sangrentas, bruxas e magos lutam por suas vidas, mortos-vivos mandam mensagens inquietantes do Além... Com um pouco de sorte, duas ou três perguntas conduzem os jogadores na direção certa, levando-os à solução, mas às vezes se quer mandar o Mestre (que é muito gente boa ;) ) para o inferno. Mais uma vez o especialista em black stories Holger Bösch (inspirado por Jonas Zeller, Marion Steinke e Andreas Sommer) trouxe à vida enigmas macabros. E mais uma vez Véronique Hartmann (como na vida real) esteve com ele da primeira à última história.
black stories - Edição Mistério:Garantia de histórias sombrias, que não pode faltar na coleção de fãs de mistério e black stories.
O Jogo
É mais divertido tentar solucionar as black stories entre amigos. Um é o Mestre. Ele sabe a solução do mistério e deve responder a todas as perguntas. Para começar, ele pega uma carta do baralho, lê em voz alta a história que está na frente da carta e pergunta: “Como foi que isso aconteceu?” No verso da carta, o Mestre tem a resposta, a qual deve ser mantida em segredo, é claro. Para solucionar a black story – ou seja, para chegar no verdadeiro crime que ali se esconde – todas as perguntas por parte dos Adivinhadores devem ser formuladas de modo que o Mestre possa responder com “sim” ou “não”.Com habilidade e perseverança, chega-se à resposta. É comum que algum Adivinhador volta e meia fique totalmente no escuro e formule perguntas que...
... em princípio, não podem ser respondidas com sim ou não (p.ex.: “O homem era alto ou baixo?”). Nestes casos, o Mestre deve pedir para que o Adivinhador reformule a questão. ... não permitem uma resposta simples de sim ou não, pois isso levaria a suposições falsas (p.ex.: “O homem era alto?”, no caso de a história se tratar de um animal e não de um homem). Neste caso, o Mestre usa sua benevolência para indicar ao Adivinhador que sua pergunta toma por base pressupostos falsos.
... levam para o caminho errado (p.ex.: “O homem esteve na igreja?”, se for irrelevante o fato de o homem ter ou não estado na igreja). Em alguns casos, é difícil de decidir se algo é relevante ou não, e às vezes é divertido deixar os outros quebrarema cabeça. Porém, um Mestre de bom humor indicará sabiamente aos Adivinhadores quando uma pergunta não tiver nenhuma relevância.
O Mestre tem sempre razão. Isso é especialmente importante se os investigadores forem da opinião de que a história poderia ter acontecido de outro modo. A resposta no verso da carta é a única solução correta.